A TVE Bahia realiza no próximo sábado (25), a partir das 8h, uma cobertura especial do 25 de Junho no município de Cachoeira, a 110 quilômetros de Salvador. Desde 2008, o Governo do Estado transfere a capital para Cachoeira nesta data, ponto alto do calendário cívico da cidade, que marca o início das batalhas pela independência da Bahia, em 1822, e, portanto, da independência do Brasil.

A cobertura envolve flashes ao vivo durante toda a manhã de sábado, mostrando atividades como o hasteamento de bandeiras, às 8h, na Praça da Aclamação, e a solenidade religiosa Te Deum, às 8h30, na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário.

Às 12h18, em edição especial do TVE Revista, ancorado por Robson do Val diretamente de Cachoeira, o espectador poderá conferir um resumo da mobilização popular e dos destaques da celebração no turno da manhã. A partir das 13h, a transmissão será em tempo integral, até o final da tarde. O jornalista Igor Baraúna também participa das transmissões, realizando reportagens em vários pontos do roteiro da festa.

O desfile cívico, com a presença do governador Jaques Wagner, terá a participação de tropas das Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica) e da Polícia Militar, além de estudantes. O governador também vai à sessão especial da Câmara de Vereadores, em agenda oficial prevista para começar às 15h.