A comunidade escolar da rede pública estadual da Bahia está pronta para as comemorações ao 2 de Julho, na capital e no interior do estado, que marcam os 188 anos da Independência da Bahia. Em Salvador, aproximadamente mil estudantes, distribuídos em 13 fanfarras, desfilam pela manhã, da Lapinha à Praça Municipal, e à tarde, da Praça Municipal ao Campo Grande.

A celebração que envolve o 2 de Julho também ganha destaque nas ruas de Valença. Técnicos da Diretoria Regional de Educação (Direc) do município e estudantes participam do desfile. Os alunos do programa Projovem Urbano se apresentam em uma área especial. Os estudantes do Colégio Estadual João Cardoso dos Santos saem às ruas com a fanfarra.

Neste ano, toda a equipe da Direc fará uma homenagem à guerreira negra Maria Felipa, que combateu os portugueses na Ilha de Itaparica, no período da Independência, em 1823, sendo considerado um dos nomes mais importantes da história da Independência.

Caetité 

No município de Caetité, a fanfarra do Instituto de Educação Anísio Teixeira participa do evento com instrumentos do Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão Produtivo. Em Igrapiúna, o Colégio Estadual Casa Jovem II tem atividade específica sobre cooperativismo agendada para o domingo (3), das 9h às 14h e, na segunda-feira (4), realiza o hasteamento da Banndeira.

Colégios que desfilam em Salvador

Manhã
Colégio Estadual Duque de Caxias
Centro Educacional Carneiro Ribeiro Escola Parque
Colégio Estadual 2 de Julho
Colégio Estadual Dinah Gonçalves
Escola Estadual de 1º Grau Ana Bernardes

Tarde
Colégio Estadual Carneiro Ribeiro Filho
Escola Estadual Severino Vieira
Instituto Central de Educação Isaías Alves
Colégio Estadual Kleber Pacheco
Colégio Estadual Manoel Novaes
Colégio Estadual Raphael Serravale
Colégio Estadual Américo Simas
Escola Estadual Luis Tarquínio