Uma delegação de 18 servidores públicos de quatro países africanos que falam a língua portuguesa (Angola, Cabo Verde, Moçambique, São Tomé e Príncipe) visitou nesta terça-feira (19) a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), para conhecer a Agenda Bahia do Trabalho Decente, em particular as linhas de atuação do Eixo Serviço Público.

Conduzidos pelo representante do Centro de Treinamento Internacional da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Fernando Fonseca, os africanos receberam as boas-vindas do secretário Nilton Vasconcelos. Em seguida, conheceram a Agenda Bahia do Trabalho Decente (ABTD), apresentada pela coordenadora Patrícia Lima, no auditório do Espaço Crescer da Setre.

Para Alfredo Pina (Cabo Verde), conhecer a experiência da Bahia neste setor de administração publica é fundamental. “Estamos fazendo algumas reformas neste campo em nosso país e precisamos ver de perto algumas ações para implantarmos futuramente. O programa ‘Você Servidor’ é um bom exemplo do que poderemos levar para a nossa realidade”.

O caboverdiano disse que gostou da visão de envolvimento da Agenda Bahia “A proposta que ela traz não se limita à Setre e envolve outras importantes secretarias de Estado, além de instituições públicas e privadas da sociedade civil organizada, o que a torna mais sólida”.

Os representantes africanos são servidores das mais altas esferas em seus países, e estão no Brasil participando de um curso de Gestão de Recursos Humanos na Administração Pública oferecido pela OIT. “Eles escolheram a Bahia, levando em consideração as raízes estreitas entre os povos do Brasil e da África”, disse Fonseca.

Em Salvador, a delegação visitou também as secretarias estaduais de Cultura (Secult) e da Administração (Saeb), sendo recebidos, respectivamente, pelo secretário da Cultura, Albino Rubim, e pelo superintendente de Recursos Humanos da Saeb, Adriano Tambone, além de técnicos do primeiro escalão. O retorno da comitiva para o Rio de Janeiro está previsto no final da tarde desta terça.