A Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária do Estado da Bahia (Seagri), por intermédio da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), em conjunto com a Sociedade de Medicina Veterinária da Bahia (SMVBA) promove desta segunda-feira (18) até 22 deste mês, o curso de Qualificação Técnica em Defesa Agropecuária. A iniciativa tem como principal objetivo capacitar técnicos em Fiscalização Agropecuária, promovendo a sua atualização para os trabalhos de campo, atendendo às novas exigências do mercado.

O evento acontece no auditório da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), com carga horária de aproximadamente 40 horas. Participam 29 técnicos de Fiscalização Agropecuária e três monitores de Educação Sanitária da Adab.

“A atualização permanente de conhecimento é uma ferramenta eficaz de defesa agropecuária, na medida em que o comércio internacional e o fluxo de pessoas provenientes das mais diversas partes do mundo aumentam a cada ano”, diz o diretor geral da Adab, Paulo Emílio Torres.

A programação do curso inclui aulas sobre temas relacionados à importância da Defesa Agropecuária, Educação Sanitária, Comunicação e o Planejamento Estratégico aplicado ao próprio segmento.

“Para conferir sanidade, qualidade e competitividade aos produtos e subprodutos agropecuários, precisamos capacitar nossos profissionais”, ressalta Maria das Graças Gusmão, coordenadora do Programa de Educação Sanitária da Adab. Para ela, diante da representatividade do agronegócio, o aprimoramento acadêmico profissional no segmento da Defesa Agropecuária é uma atividade estratégica para o sucesso das ações do setor.