Cenário de segurança, organização e tranquilidade pôde ser visto neste domingo (3), em Salvador, nos locais onde foram aplicadas as provas do Concurso Público para Admissão no Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar (CFOPM 2011). Uma equipe de 1,2 mil profissionais estava envolvida no processo de preparação e aplicação do exame.

Os 8.157 candidatos que fizeram as provas – dos 10.435 inscritos – tiverem cinco horas para responder a 75 questões objetivas, distribuídas entre as disciplinas de português (15), inglês (15), ciências humanas (15), matemática/raciocínio lógico (15) e noções de direito (15), além de redação. Os gabaritos preliminares estão previstos para serem divulgados nesta segunda-feira (4). São oferecidas 120 vagas neste certame, sendo 108 para o público masculino e 12 para o feminino.

Neste concurso, pela primeira vez, os candidatos tiveram que retirar o cartão informativo presencialmente. Em outra ação pioneira, o comando da Polícia Militar antecipou o processo de investigação social dos participantes e a coleta de impressão digital. “Foram ações tomadas, com o apoio da Uneb, para impedir qualquer tipo de tentativa de fraude. Trabalhamos, seguramente, para garantir a lisura de todo o processo que envolveu esse concurso”, pontuou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alfredo Braga de Castro.

Cursos de extensão e mestrado

Em visita ao campus da Ucsal, em Pituaçu, na manhã de domingo, o coronel Castro e o reitor da Uneb, Lourisvaldo Valentim, anunciaram que vão ampliar a parceria entre as duas instituições. Em pauta, está a criação de novas vagas para os cursos de extensão que a universidade já oferece na área de direitos humanos para os militares, a oferta de um mestrado em segurança pública e participação direta da Uneb no Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar (CFOPM).

“Em 2012, o curso de formação passará a ser uma graduação plena, com quatro anos de duração, com todo o conteúdo teórico oferecido pela universidade. A PM será responsável pela parte prática, como as aulas de tiro, por exemplo. Essa proposta vai ser apreciada agora no Conselho Universitário (Consu) da Uneb”, antecipou Valentim.

O comandante-geral agradeceu o apoio da universidade e comentou a importância dos estudos para os policiais. “O caminho da PM é de qualificação e ensino. Acredito que é pelo ensino que a gente se renova”, concluiu coronel Castro. Acompanharam o coronel e o reitor durante a visita, a pró-reitora de Extensão (Proex) da Uneb, Adriana Marmori, e o assessor especial da Reitoria, Luiz Carlos dos Santos.