Estão abertas, até sexta-feira (8), as inscrições para o segundo e o terceiro módulos do curso-oficina ‘Bahia: 200 Anos de Poesia’, que será ministrado pelo poeta Douglas de Almeida, até 1º de agosto na Biblioteca Pública do Estado da Bahia, nos Barris, em Salvador.

O curso é promovido pela Fundação Pedro Calmon, órgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult), de forma gratuita, e integra as comemorações pelos 200 anos da biblioteca, criada em 13 de maio de 1811.

Dividido em três módulos, o curso tem como objetivo abordar a poesia baiana com suas escolas literárias (romantismo, parnasianismo, simbolismo e modernismo), a vida e a obra de escritores e os poemas mais representativos.

O primeiro módulo terá início na sexta-feira (8), às 14h. As aulas ocorrerão às segundas e sextas-feiras, das 14h às 16h, na sala 07, no 3º andar da Biblioteca (Rua General Labatut 27 – Barris). Informações pelo telefone: (71) 3117-6084.

No módulo 2, serão estudadas as escolas parnasianas e simbolistas baianas e alguns dos seus poetas mais significativos como Pethion de Vilar (1870-1924), Arthur de Salles (1879-1952) e Pedro Kilkerry (1885-1917), além dos grupos e das revistas literárias do período.

Em agosto, já no módulo 3, será a vez dos precursores do Modernismo na Bahia: Sosígenes Costa (1901-1968) e Godofredo Filho (1904-1992), além dos poetas da riquíssima Geração 60, entre os quais: Ildásio Tavares, Ruy Espinheira Filho, Maria da Conceição Paranhos, Myriam Fraga e Adelmo Oliveira.

O curso-oficina contará com a participação de convidados especiais a cada módulo. O poeta Luís Antonio Cajazeira Ramos falará sobre a origem e as características do soneto e alguns dos seus cultores, desde Petrarca e Camões até os contemporâneos Adelmo Oliveira e Maria da Conceição Paranhos. Outro convidado será o poeta José Carlos Limeira, que versará acerca da poesia baiana de matriz africana, desde Luiz Gama (século 19) até os dias atuais.

O curso é aberto a toda a população, principalmente a poetas, cordelistas, atores e atrizes já com experiência na arte de recitar poemas, que também terão a oportunidade de discutir e exercitar as diversas formas de interpretar cenicamente um poema. Ao final do curso-oficina, será apresentado um recital com poemas dos autores estudados.