Antes do encerramento da exposição Fotografia Contemporânea no Acervo do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA), o professor e artista baiano Edgard Oliva fará uma Visita Comentada à mostra nesta sexta-feira (8). O encontro será às 15h, na Galeria 1. Em seguida, o fotógrafo percorrerá a Galeria 3 e o Casarão do museu.

No encontro, Oliva comentará as obras em cartaz, expondo seu pensamento acerca da fotografia contemporânea. A intenção é fazer inicialmente uma breve contextualização sobre o processo criativo da fotografia, por meio de suas transformações e dados históricos. Durante a visita será “realizada uma reflexão sobre cada imagem exposta, induzindo o público a indagações e respostas”.

A exposição permanece em exibição dois dias após a Visita Comentada de Edgard Oliva. Com obras de 13 fotógrafos brasileiros presentes na coleção do museu, a mostra contou ainda com a presença do fotógrafo Cristiano Mascaro e do artista visual Caetano Dias, que participaram do Ciclo de Conversas sobre Arte.

Artista

Edgard Mesquita de Oliva Júnior nasceu em Jequié (BA), em 1957. Formado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), o artista é também fotógrafo e possui mestrado em Artes Visuais pela mesma universidade. Atualmente, ensina fotografia na Escola de Belas Artes da Ufba e pesquisa sobre fotografia, com ênfase no aspecto antropológico e estético das manifestações culturais.

Entre 1990 e 1991, Edgard viveu na Alemanha e expôs sua obra pictórica nas cidades de Bremerhaven, Bremen e Munique. Em 1994, voltou à Alemanha para a realização de mostras individuais. Atuou em várias exposições no Brasil e na França, Bélgica, Holanda e Estados Unidos.