Entidade de classe mais antiga das Américas, Europa Ibérica e do Brasil, a Associação Comercial da Bahia (ACB), lança nesta quinta-feira (7), às 18h, no palácio sede da entidade na Praça Conde dos Arcos, s/n, Comércio, em Salvador, o livro ‘Associação Comercial e a Evolução Econômica Bahia’. A publicação, de 154 páginas, contou com incentivo do governo da Bahia, via FazCultura, e patrocínio da Companhia de Gás da Bahia–Bahiagás e da empresa de telefonia Oi.

Segundo a autora, a jornalista Alessandra Nascimento, o livro é o resultado de um intenso trabalho de pesquisas iniciado em 2008. “No livro é possível acompanhar a participação da Associação Comercial da Bahia nos desdobramentos da economia brasileira nos últimos 200 anos, sobretudo no final do século passado”, disse. Segundo ela, “a ACB foi uma das principais entidades a lutar pela vinda do Polo Industrial de Camaçari – feito que altera a matriz produtiva baiana – e, principal apoiadora para a atração do complexo automobilístico da Ford”.

O presidente da Associação Comercial da Bahia, Eduardo Morais de Castro, recorda a participação da entidade no progresso baiano. “Durante 200 anos, a entidade sempre esteve como apoiadora e líder em iniciativas voltadas ao desenvolvimento da Bahia. Apoiou a comunidade local quando enviaram seus filhos para a Guerra do Paraguai, e, mais tarde, se transformou num núcleo para socorrer as vitimas do cólera morbus, quando a capital foi assolada pela doença”, cita.

Morais de Castro destaca a contrapartida social da entidade. “Nas instalações da Associação Comercial da Bahia teve início o núcleo de formação do Corpo de Bombeiros. No tocante a segurança pública, a Guarda Noturna fez história. A presente publicação coroa a fase de pesquisas desenvolvida pela jornalista Alessandra Nascimento, onde temos a certeza de que, no futuro, será um importante documento de consulta para pesquisas”, esclarece.