Até dezembro deste ano, idosos (pessoas acima de 60 anos) de diversos bairros de Salvador poderão participar de cursos de teatro, dança, percussão, artes, artesanato e comunicação no Pelourinho, no Centro Histórico (CHS). As atividades serão complementadas por leitura de textos, oficinas culturais que promovem a autoestima, sentimento de pertencimento e cidadania, além de terapias de relaxamento.

Trata-se do projeto ‘Eu sou o Pelô’, da Sociedade Recreativa e Cultural Afoxé Filhas de Gandhy e da Associação Brasileira dos Clubes da Melhor Idade (Abcmi), que tem financiamento do Fundo de Cultura, por meio dos Editais do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), autarquia da Secretaria de Cultura do Estado (Secult).

Os interessados podem se inscrever até o final de agosto, na sede da Abcmi, localizada na Rua Santa Isabel, nº 3, Pelourinho. Os detalhes são informados pelo telefone (71) 9209-8109. São cerca de 300 vagas oferecidas e divididas em turmas de 15 pessoas cada, para facilitar as atividades. Os horários são alterados conforme disponibilidade do público.

Segundo o presidente da Abcmi e conselheiro municipal do Idoso, Jorge Bandeira, os cursos têm objetivo de estimular idosos a conhecer áreas diversas, e possibilitar que repassem os conhecimentos para outras pessoas. Uma das participantes é a cabeleireira e esteticista aposentada, Maria de Jesus, 74 anos. Para ela, “é grande a satisfação de participar da oficina de dança. Com isso, realizo meus projetos”.

A partir do mês de agosto a programação incluirá filmes como ‘Nosso Lar’, ‘Quanto Vale ou é por Quilo?’ e ‘O Homem de Caridade’. Os participantes assistirão ainda palestras com ortopedista, nutricionista, terapeuta e geriatra. A formação de orquestra e apresentação dos resultados finalizam o projeto, que pretende capacitar cidadãos como agentes mediadores.

“Trabalhamos com coordenação motora e competência emocional para que consigam manter o equilíbrio sem se abater pelo tempo”, afirma Jorge Bandeira, destacando que nas aulas de teatro os idosos encenarão a peça ‘Romão e Julinha’, alusão ao romance “Romeu e Julieta”, escrito em meados do século 16 pelo dramaturgo e poeta inglês William Shakespeare.