A Fundação Cultural do Estado da Bahia, unidade da Secretaria de Cultura (Secult), continua inscrevendo para seleções públicas dos trabalhos que vão compor as edições deste ano dos projetos Quarta que Dança, Salões Regionais de Artes Visuais da Bahia e Festival Nacional 5 Minutos. Os textos dos concursos e seus anexos podem ser consultados nos sites da Funceb ou da Secult.

As inscrições para a 13ª edição do Quarta que Dança terminam na próxima segunda-feira (1º de agosto). O projeto visa à difusão da dança em suas diversas vertentes e ao estímulo à pesquisa e à produção coreográficas na Bahia. Serão disponibilizados R$ 100 mil para realização de 15 trabalhos, com temática livre, em quatro formatos (espetáculos, intervenções urbanas, dança de rua e trabalhos em processo de criação), representando um panorama contemporâneo da diversidade da dança no estado e incentivando a reflexão sobre temas atuais na área.

Cada proposta selecionada realizará três apresentações em espaços culturais diferentes. As que forem provenientes de Salvador serão escaladas para a Sala do Coro do Teatro Castro Alves, Espaço Xisto Bahia, Cine-Teatro Plataforma, Espaço Cultural Alagados ou Cine-Teatro Solar Boa Vista. As do interior da Bahia farão uma apresentação em um destes centros localizados na capital e as outras duas, em dois municípios distintos do seu território de identidade de origem.

Os trabalhos de intervenção urbana e de dança de rua acontecem ao ar livre, durante o dia, em espaços públicos. Todas as apresentações vão ocorrer entre os meses de setembro e dezembro deste ano, sempre às quartas-feiras.

Salões Regionais

Os interessados em se inscrever para os Salões Regionais de Artes Visuais da Bahia 2011 têm o prazo até 12 de agosto. O objetivo do edital é promover as artes visuais na Bahia, possibilitando o surgimento de novos talentos, o reconhecimento de artistas experientes e a pesquisa de novas estéticas em todo o território estadual. O certame vai selecionar, expor, apoiar artistas participantes e premiar trabalhos de livre temática nas modalidades de arte e tecnologia, assemblage, cerâmica, colagem, desenho, design gráfico (ilustração, humor gráfico e quadrinhos), escultura, fotografia, grafitti, gravura, instalação, objeto, performance, pintura, tapeçaria e videoarte.

As obras selecionadas vão compor exposições a serem realizadas nos espaços culturais da Secult, nas cidades de Valença, Porto Seguro e Alagoinhas, de onde sairão três artistas destacados em cada Salão, num total de R$ 63 em premiações. Além disso, cada expositor receberá um auxílio para o custeio da sua participação no valor de R$ 800.

Festival 5 Minutos

Também no dia 12 terminam as inscrições para apresentação de trabalhos para a 14ª edição do Festival Nacional 5 Minutos, um dos mais importantes eventos de audiovisual do país. O concurso seleciona e premia vídeos com duração de até cinco minutos, de temática e estética livres, com o objetivo de incentivar a experimentação, a produção e a difusão desta linguagem no Brasil.

O Festival será realizado entre 1º e 5 de novembro deste ano, com uma programação que inclui mostras de vídeos, seminários, palestras, exposições e oficinas, com acesso gratuito em diversos espaços de Salvador e interior do estado. Por meio desse edital serão selecionados 50 vídeos para compor a Mostra Competitiva, de onde sairão cinco premiados, num valor total de R$ 30 mil em prêmios. Os vídeos classificados e não selecionados para o evento poderão integrar o Panorama Nacional, uma mostra não-competitiva a ser também exibida no Festival.

Quarta que Dança
Inscrições presenciais, de segunda a sexta-feira, das 14 às 18h, na Funceb (Rua Gregório de Mattos, 29, Pelourinho, Salvador)
Inscrições via postal – Unicamente por meio do serviço Sedex com Aviso de Recebimento/AR, encaminhadas para Fundação Cultural do Estado da Bahia – Projeto Quarta que Dança – Caixa Postal, 2485, CEP 40.020-970, Salvador/BA.

Regionais de Artes Visuais da Bahia
Até 12 de agosto
Inscrições presenciais – de segunda a sexta-feira, das 14 às 18h
Na Funceb, no Centro de Cultura de Alagoinhas (Rua Philadelfo Neves, s/n), no Centro de Cultura Olívia Barradas (Rua Maestro Barrinha, s/n, Graça, Valença), no
Centro de Cultura Porto Seguro (Rua XV de Novembro, s/n, Porto Seguro)
Inscrições via postal – Via Sedex, com Aviso de Recebimento/AR, encaminhadas para Caixa Postal 2485, CEP 40.020-970, Salvador/BA.

14ª Festival Nacional 5 Minutos
Até 12 de agosto
Inscrições presenciais – de segunda a sexta-feira, das 13 às 17h
Na Dimas (Rua General Labatut, nº 27, subsolo, Barris, Salvador/BA. CEP 40.070-100)
Inscrições via postal – Via Sedex, com Aviso de Recebimento/AR, encaminhadas para o mesmo endereço.