Ladeada pelos casarões antigos do Centro Histórico e guardada pela Igreja de São Francisco, uma sala de exibição será montada ao ar livre, no próximo domingo (10), às 19h30, no Terreiro de Jesus (no Cruzeiro). O cenário receberá o ‘Circuito Revelando os Brasis’, que tem o apoio da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), por meio do programa Pelourinho Cultural, para exibições em Salvador. A ação tem o objetivo de formar, via linguagem audiovisual, moradores de municípios com menos de 20 mil habitantes em todo o País.

A programação consta da exibição de sete vídeos produzidos por moradores de cidades baianas. O objetivo do projeto comunga com o foco do Pelourinho Cultural de contribuir para a formação artística e a produção de obras que revelem a memória e a diversidade cultural.

O projeto, realizado pelo Instituto Marlin Azul (IMA), busca ressaltar novos olhares sobre o Brasil e está aberto para maiores de 18 anos, residentes de municípios com até 20 mil habitantes, que podem inscrever uma história original real ou de ficção e, caso sejam selecionados, transformá-la em vídeo.

A abertura do Circuito contará com a apresentação itinerante do grupo Boiada Multicor, a partir das 16h. Em seguida, acontecerá a exibição dos vídeos ‘Sabes quem eu sou?’, ‘O Voo do Caçador’, ‘A Mulher de Branco’, ‘O Mito do Arco-Íris’ e ‘O Boi Roubado’, produzidos por moradores dos municípios trabalhados, que revelaram seus brasis.