Capacitar multiplicadores para atuarem em ações, programas e estratégias que privilegiem a comunicação como uma ferramenta do gerenciamento de riscos de desastres naturais. Com essa intenção, a Coordenação de Defesa Civil da Bahia (Cordec), órgão da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), realiza nesta terça e quarta-feira (5 e 6), a Oficina de Comunicação e Percepção de Riscos e Desastres, no auditório da Secretaria de Planejamento (Seplan), no Centro Administrativo da Bahia.

O evento, promovido em parceria com a Secretaria Nacional de Defesa Civil, terá como público-alvo, representantes do Corpo de Bombeiros, imprensa, universidades, instituto de pesquisa e extensão, órgãos de proteção ambiental e da sociedade civil.

A oficina é parte do projeto Promoção da Cultura de Riscos de Desastres (PCRD) e tem como foco disseminar a cultura, com ampliação da percepção e do desenvolvimento de ferramentas eficazes de comunicação, dando ênfase à questão ambiental. Segundo o coordenador de Defesa Civil na Bahia, Salvador Brito, a iniciativa destaca a importância da comunicação na concepção de modelos de tomada de decisão mais democráticos e humanitários, além de ser uma oportunidade para conscientizar os participantes sobre os impactos decorrentes da formação e propagação de rumores, do excesso, da escassez ou do conflito de informação sobre riscos.