Os Centros Sociais Urbanos (CSU) de Castelo Branco, Cosme de Farias, Liberdade, Mussurunga, Narandiba, Nordeste de Amaralina e Vasco da Gama e o Centro Integrado de Apoio à Criança e ao Adolescente (Ciac) iniciam nesta terça-feira (5) os cursos de capacitação em diversas áreas.

Por meio de uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate a Pobreza do Estado (Sedes) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) estão sendo oferecidas 516 vagas nas áreas de auxiliar de cozinha (nacional e internacional), recepcionista, costureiro, vigilante, porteiro, garçom, camareira, manicure e pedicure.

Cada modalidade oferece entre 25 e 50 vagas. Os participantes possuem renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio, são trabalhadores, desempregados ou empregados, matriculados ou egressos da educação básica.

“Graças a essa ação, os alunos terão oportunidade de fazer os cursos gratuitos sem necessidade de utilizar recursos para pagamento de transporte e alimentação, pois serão atendidos no próprio bairro, perto das suas residências. Por intermédio da capacitação para o trabalho, a Sedes promove a inclusão social e combate à pobreza”, destaca a coordenadora de Ações Intersetoriais da Superintendência Estadual de Assistência Social, Gilza Brito.

Os cursos acontecem em dois turnos. No matutino, das 8h às 12h, e no vespertino, das 13h às 17h. A capacitação oferece certificado e dá oportunidade de emprego pela referência nacional que é o Senac, responsável por colocar no mercado de trabalho mão de obra qualificada. Mais informações podem ser obtidas nos CSUs.