Os 44 conselheiros do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Bahia (Codes) estarão reunidos nos próximos dias 6 e 7 de julho, na Fundação Luís Eduardo Margalhães (Flem), em Salvador, para o fechamento do Plano de Desenvolvimento Sustentável da Costa das Baleias, que vem sendo construído desde o ano passado.

Posteriormente, em encontros individuais, serão ouvidos os secretários de estado. Nesta fase, os conselheiros e os secretários serão informados sobre o desenvolvimento do projeto e também contribuirão com sugestões para a versão final do documento.

Durante o processo de construção do Plano, foram realizadas Oficinas Regionais e Temáticas para discutir as demandas da sociedade civil (recolhidas anteriormente em oficinas municipais). Também foram realizados um Workshop com grandes nomes do ensino e pesquisa no Brasil, fóruns de debate e seminários com a comunidade, que pôde participar ativamente das decisões tomadas sobre a região.

Os cadernos resultantes das oficinas municipais, regionais e temáticas, que integrarão como anexos a versão definitiva do documento, já estão finalizados. As oficinas foram parte da etapa inicial da elaboração do Plano de Desenvolvimento Sustentável da Costa das Baleias.

O Plano de Desenvolvimento da Costa das Baleias deverá ser lançado no dia 31 de agosto deste ano. Os 13 municípios que fazem parte do Extremo Sul baiano são: Alcobaça Caravelas, Ibirapuã, Itamaraju, Itanhém, Jucuruçu, Lajedão, Medeiros Neto, Mucuri, Nova Viçosa, Prado, Teixeira de Freitas e Vereda.