Nesta sexta-feira (1º), técnicos da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder) visitaram a ocupação da Portelinha, localizada no bairro de Cajazeiras VI, com o objetivo de avaliar as principais demandas da comunidade e decidir sobre os meios de suprir suas necessidades.

A ocupação possui cerca de 500 famílias, que enfrentam problemas de abastecimento de água potável, saneamento básico e de infraestrutura. Os barracos foram levantados à beira de uma área alagadiça, na qual os moradores estão sujeitos a proliferação de doenças provocadas por insetos e ratos que infestam o local.

Segundo o assessor técnico da Superintendência de Habitação da Sedur, Miguel Cal, é necessário fazer a análise do terreno do ponto de vista técnico e legal e identificar a qual entidade ele pertence para saber se há possibilidade de construir habitação de interesse social.

Por meio da Política Estadual de Habitação de Interesse Social (Pehis), que direciona as ações do programa Casa da Gente, a Sedur desenvolve projetos para a construção de moradias, urbanização de assentamentos precários, regularização fundiária, além da prevenção e mediação de conflitos fundiários urbanos. Ao longo dos últimos quatro anos, mais de 23 mil famílias tiveram a posse de suas terras asseguradas ou foram cadastradas para serem atendidas com projetos de habitação.