Alunos e professores da Escola Estadual Raul Sá se reuniram para assistir a apresentação da peça teatral ‘Vamos Misturar, Inclusão Social: Um Direito de Todos’, encenada pelo grupo ‘O Cidadão de Papel’, em parceria com a Superintendência dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Sudef), órgão da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado (SJCDH).

O texto da peça surgiu a partir da cartilha educativa ‘Fala Menino! Um por Todos e Todos pelo Outro’, criado pela SJCDH. O material lançado em dezembro de 2010 tem contribuído para a viabilização de uma ação imprescindível a todos os cidadãos – a construção de uma sociedade acessível e inclusiva principalmente para as crianças e adolescentes.

Durante a encenação dos atores Rose Vitório, Camila Lima, Joeliton Straif, Joel Alcântara e Genilson Costa, em comemoração ao 23º aniversário da escola, estudantes e docentes presenciaram as dificuldades enfrentadas no cotidiano das pessoas com deficiência como a falta de estrutura da cidade, a super proteção dos familiares por medo da rejeição da sociedade, o despreparo e o preconceito da população em geral.

Após o término da peça, o superintendente da Sudef, Alexandre Baroni, debateu com os participantes do evento sobre a questão da diversidade e os problemas de acessibilidade presentes na sociedade. “A peça é uma maneira dos alunos refletirem e levarem o que aprenderam para casa, e o que eles veem fora, tragam para a escola”.

Para a coordenadora da escola, Sueli Calixto, o conteúdo apresentado, por meio do teatro, proporcionou uma reflexão aos estudantes. “Esperamos que a mensagem promova mudanças porque é preciso transformar esta sociedade tão exclusiva”. Alexandre Baroni ainda explicou que a proposta é a Secretaria da Justiça levar às escolas a questão da diversidade. “A nossa intenção é fazer com que jovens acreditem que, no futuro, será possível ter uma sociedade inclusiva, onde cada um respeite o outro”.