A Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP), vinculada à Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), promove nesta quarta-feira (6), no teatro da instituição, o I Encontro de Turismo de Base Comunitária e Economia Solidária.

A iniciativa é coordenada pela pesquisadora da ITCP e a professora do Departamento de Ciências Humanas (DCH) do campus, Francisca de Paula da Silva, autora do projeto ‘Turismo de Base Comunitária na Região do Cabula e Entorno’, que deu origem ao encontro.

A organização do evento convidou artistas, poetas, grafiteiros, agentes comunitários e representantes de rádios comunitárias, de terreiros de candomblé, de associações beneficentes e de moradores, de centros sociais, de coletivos de mulheres, de fóruns de desenvolvimento e de cooperativas populares da região.

A programação conta com feira de artesanato, recital de poesias, palestras e conferências sobre assuntos como políticas públicas, práticas, vivências e experiências em turismo comunitário e economia solidária.

Segundo Francisca, o turismo de base comunitária é aquele organizado pela comunidade nas dimensões sociais, políticas, econômicas, culturais e ambientais. O projeto da docente foi aprovado no final do ano passado em edital da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb). Serão investidos na ação, durante o período de 24 meses, mais de R$ 70 mil.