Dialogar com os gestores municipais, observando suas dificuldades e avanços no desenvolvimento das ações da quarta etapa do Todos Pela Alfabetização (Topa). Este é um dos objetivos do II Encontro Estadual de Gestores Municipais do Topa, a ser realizado em Salvador.

O evento, que acontece no dia 11 de julho, das 8h às 17h, no Hotel Vila Mar, bairro Amaralina, visa, também, apresentar a estrutura e o funcionamento do programa, além de sociabilizar as informações das ações do Topa e discutir o papel das prefeituras.

“Este momento é considerado um dos mais importantes e significativos para o fortalecimento do programa. Por meio desse encontro, vamos apresentar e passar os resultados e desafios do programa junto a representantes das prefeituras municipais, orientando os gestores sobre a execução financeira e prestação de contas dos convênios realizados”, informa a coordenadora do Topa, Francisca Elenir Alves.

Programação

Os gestores municipais, de acordo com a coordenadora, são parceiros constantes e indispensáveis para que o Topa possa avançar na qualidade pedagógica e efetividade social, visando a construção de políticas de alfabetização de jovens, adultos e idosos na Bahia.

De acordo com os organizadores do encontro, o evento será aberto às 8h, com a instalação dos trabalhos. Às 9h30 haverá a apresentação do programa, e a estrutura e funcionamento, seguindo-se informações sobre setores do programa. Às 10h45, será sobre o Setor Financeiro, destacando as atribuições das prefeituras no programa Topa; execução dos convênios; prestação de contas; material pedagógico; dúvidas e esclarecimentos.

A programação prossegue ainda na parte da manhã, a partir das 11h15, com abordagem sobre o Setor Sistema: funcionamento do sistema SBA/SGB e gestão Topa. No período da tarde, às 13h30, será a vez do Setor Monitoramento, destacando-se as ações de monitoramento e acompanhamento do programa e apresentação do fluxo do monitoramento.

Às 15h45, será sobre o Setor Pedagógico, com orientações básicas pedagógicas, o papel dos gestores, perfil de alfabetizadores, coordenadores e tradutores; unidades formadoras e abrangência das Diretorias Regionais de Educação (Direcs) e atribuições pedagógicas. Por último, às 16h30, será o Setor de Mobilização, com acompanhamento e visitas das turmas; acompanhamento e visita aos 39 municípios prioritários (alto índice de analfabetismo). O encerramento das atividades está previsto para as 17h, quando será feita a avaliação do evento.