O município de Igrapiúna passa a contar com a primeira Escola de Instrução Militar (EsIM) na zona rural do Brasil e em escola pública. A unidade foi inaugurada pelo secretário da Educação da Bahia, Osvaldo Barreto, em um prédio anexo ao Colégio Casa Jovem II. Agora, os estudantes de nove comunidades do entorno podem realizar o serviço de alistamento militar sem sair da zona rural.

Além disso, a escola oferece o processo de instrução militar, garantindo aos estudantes a formação em cidadania plena e reforçando os valores familiares. Com capacidade para atender a 50 estudantes com idade entre 17 e 22 anos, a escola já está atendendo a 28 alunos da Casa Jovem II. O curso tem duração de 200 horas, distribuídas ao longo de sete meses. No Brasil, só existem três Escolas de Instrução Militar – além da de Igrapiúna, em Porto Alegre (RS) e em Osasco (SP). As duas últimas em escola privada.

“A iniciativa vem complementar o programa de educação do Colégio Casa Jovem II, uma referência de gestão escolar reconhecida nacionalmente”, afirmou o secretário Osvaldo Barreto. Segundo ele, esse é um exemplo de parceria entre o governo, a iniciativa privada, organizações da sociedade e outras instituições públicas como o Exército, para o fortalecimento da escola pública.

O diretor da Casa Jovem II e da EsIM de Igrapiúna, Francisco Nascimento, disse que “as famílias estão muito satisfeitas e os alunos com a autoestima mais elevada, por prestar o serviço militar dentro da própria comunidade. Também a escola reforça o sentimento de patriotismo”.

Ação social

Dentre os trabalhos realizados na comunidade, os alunos estão atuando na campanha de combate à dengue, fazendo visitas domiciliares, alertando sobre os cuidados para combater a proliferação do mosquito, e entregando panfletos informativos. A Escola de Instrução Militar foi implantada no local para atender a uma reivindicação da própria comunidade escolar.

“Soubemos da existência da EsIM e fomos visitar a unidade de São Paulo. Lá, vimos a importância do serviço para a formação cidadã dos estudantes, e solicitamos a implantação na nossa unidade”, afirmou o diretor Francisco Nascimento. A meta do Exército é de levar uma unidade para cada estado. A Escola de Instrução Militar atende aos jovens dos municípios de Igrapiúna, Piraí do Norte e Ituberá. “Os professores também fazem uma avaliação positiva. Eles percebem que os estudantes estão desenvolvendo melhor a concentração e tendo maior motivação para os estudos”.