Após 15 dias de recesso junino, mais de um milhão de alunos da rede estadual voltaram às aulas nesta segunda-feira (4). No retorno, o clima era de muita ansiedade. Muitos deles não viam a hora de rever os amigos para colocar o papo em dia, contar como foram as férias, reencontrar com os professores preferidos e revisar os assuntos em sala de aula.

Mais do que descansar e se divertir, muitos estudantes aproveitaram o ‘folgão’ para ficar em dia com as matérias que têm mais dificuldade. Houve também alunos que reservaram a última semana do recesso para estudar para as provas que estão acontecendo em algumas unidades.

Estudante do 3º ano do Colégio Estadual General Garrastazu Médici, Carol Hardtke disse que aproveitou o recesso para visitar a família no Rio Grande Sul e, nos últimos dias, se dedicar aos estudos. É que, nesta terça-feira (5), ela tem prova de Química e Biologia e, na próxima semana, será avaliada em Matemática e Física. Pra completar ainda tem alguns trabalhos para serem entregues nos próximos dias. “Se não estudasse o tempo ia ficar muito apertado para dar conta de tudo”.

O colega Jonathas Uzeda se arrependeu de não ter se dedicado mais aos estudos durante o recesso, pois ficará sobrecarregado para colocar os assuntos em dia e realizar as provas. “Aproveitei o recesso para viajar. Curti bastante em São Francisco do Conde. Agora, estou tenso com as provas”, afirmou o estudante, que aproveitou o intervalo e colocou ‘a resenha’ em dia com os amigos.

A estudante do 1º ano do Colégio Estadual Thales de Azevedo, Júlia Evelin Menezes de Barros, não escondia a satisfação com o retorno. Além de rever os amigos, ela não via a hora de voltar para as aulas de teatro e dança, que faz na escola, em outro turno. “É que estamos ensaiando para uma peça e nas férias pude treinar muita coisa. Quero colocar em prática”. A aluna disse que reservou um tempinho também para os estudos, pois nesta segunda teria teste de Matemática.

A sua colega de sala, Tamires Viegas Passos, estava contando os dias que faltavam para o retorno. “Tenho amizades ótimas aqui. Os professores são bons e aulas bem interessantes”. No tempo livre, ela aproveitou para ‘recarregar as baterias indo ao cinema, à praia e fazendo outros programinhas em família’. Mas, nos últimos dias, se dedicou ao livro de Matemática, se preparando para o teste.