Aproximadamente 250 técnicos da Secretaria da Educação do Estado visitaram, nesta segunda-feira (18), as unidades de ensino para fazer um diagnóstico e ajudar os dirigentes no planejamento do segundo semestre letivo deste ano, além de elucidar as diretrizes para 2012. Eles deram início à terceira etapa do Projeto Escola 10, que tem como foco a questão pedagógica, atentando também para as outras três dimensões do projeto – infraestrutura, administrativo-financeira e de pessoal.

“Vamos dar um destaque maior para o projeto pedagógico, colegiado escolar, avaliação institucional, regimento escolar, frequência e questões de diversidade”, afirmou Valuza Saraiva, integrante da equipe que coordena o projeto. Os técnicos do órgão central da secretaria e das Diretorias Regionais de Educação (Direc) retornam às escolas para identificar problemas e buscar soluções juntamente com os gestores das unidades.

Segundo a coordenadora de Educação Básica da Diretoria Regional de Educação de Santo Antônio de Jesus (Direc 4), Ely Mary Bitencourt, as visitas são importantes “não só para averiguar o andamento da proposta pedagógica desenvolvida nas escolas como ainda orientar as unidades escolares com relação ao desempenho dos alunos referente ao ensino e à aprendizagem”.

A diretora da Direc 21, de Irecê, Conceição Araújo, disse que o projeto possibilitou a criação de um grupo de trabalho permanente na Diretoria Regional para atuação juntamente com as escolas. “Desta forma, a Direc fica mais próxima da unidade escolar, beneficiando a todos que estão envolvidos no processo educacional”, afirma.

Projeto

Criado em 2009, o Projeto Escola 10 trouxe resultados significativos para a rede estadual como o ajuste do quadro de pessoal e intervenções na infraestrutura das escolas. Nas etapas anteriores foram realizadas visitas e variadas atuações nas próprias unidades escolares, além dos encontros de avaliação nos quais são planejadas as etapas seguintes. O projeto é dividido em duas fases. Em um primeiro momento são realizadas as visitas de grupos de trabalho em todas as escolas do estado para o conhecimento e análise das demandas, que são encaminhadas para a SEC. Posteriormente, lançados os dados no sistema e todos os setores do órgão central planejam ações/atividades relacionadas às demandas das escolas.