A professora Adriana Marmori (chapa 2) foi eleita, com 78,39% do total de votos válidos, para o cargo de vice-reitora da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). O professor Sérgio Guerra (chapa 1) obteve 21,61%. A comissão eleitoral publicou o resultado do pleito na edição desta segunda-feira (19) do Diário Oficial do Estado (DOE).

A eleição direta foi realizada na quinta-feira passada (14), com urnas instaladas nos 24 campi da universidade na capital e interior do estado. Em números absolutos, votaram 8.506 eleitores, sendo 6.907 estudantes, 802 funcionários e 797 professores. Desse total, 6.181 votaram em Adriana Marmori e 1.750, em Sérgio Guerra. Foram registrados ainda 326 votos nulos e 249 votos em branco.

Após o período de recursos, o resultado das urnas será encaminhado para homologação do Conselho Universitário da Uneb, no próximo dia 27. Em seguida, para o governador Jaques Wagner, a quem compete a nomeação para o cargo.

Mandato complementar

A candidata eleita cumprirá o mandato complementar de vice-reitora no período de 2011 a 2013, quando será finalizada a gestão do reitor Lourisvaldo Valentim. O cargo ficou vago após a professora Amélia Maraux renunciar para assumir a Superintendência de Desenvolvimento da Educação Básica (Sudeb), da Secretaria da Educação do Estado, a convite do titular da pasta, Osvaldo Barreto.

Adriana é graduada em Pedagogia pelo campus da Uneb, em Barreiras, mestre em Educação e Contemporaneidade pela instituição e atualmente cursa doutorado em Educação pela Univerdad del Mar, no Chile. Ela foi diretora do DCH daquele campus entre 2000 e 2003. Em 2007, no primeiro mandato do reitor Valentim, Adriana assumiu a Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da universidade, cargo que ocupa até hoje.