A principal competição do esporte amador da Bahia começa nesta sexta-feira (29), nas cidades de Cachoeira, São Félix e Muritiba. Os Jogos Abertos do Interior são promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb).

Este ano, cerca de 100 municípios e mais de três mil atletas participam do evento, que terá disputas nas modalidades de atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, tênis de mesa, natação, voleibol, vôlei de praia e xadrez.

Durante a competição, os municípios serão divididos por etapas regionais (zonais): Cachoeira/São Félix/Muritiba (Zonal 1, de 29 a 31 deste mês), Guanambi (Zonal 2, de 26 a 28 de agosto), Juazeiro (Zonal 3, de 23 a 25 de setembro), Irecê (Zonal 4, de 7 a 9 de outubro) e Simões Filho (Zonal 5, de 21 a 23 de outubro). Já a fase final será realizada em Vitória da Conquista, de 12 a 15 de novembro.

As novidades deste ano ficam por conta do regulamento. As equipes devem ter dois atletas de 15 a 20 anos e os técnicos devem ser registrados no Conselho Regional de Educação Física (Cref).

O primeiro zonal (Cachoeira/São Félix/Muritiba) terá a participação de 11 municípios. Além dos três anfitriões, Guaratinga, Itatim, Dom Macedo Costa, Santo Antônio de Jesus, São Francisco do Conde, Amargosa, Itiruçu e São Sebastião do Passé disputarão quatro modalidades: basquete, vôlei, futsal e handebol.