O proeiro baiano Kim Vidal, 15 anos, subiu no lugar mais alto do pódio no Mundial da Juventude de Vela da Isaf, na raia de Zadar, na Croácia, com o paulista Martin Lowy no timão. A dupla venceu oito das 12 regatas do calendário e levantou o título da classe SL16, com sete pontos de vantagem sobre os vice-campeões Nicolaj Christiansen e Daniel Christiansen, da Dinamarca.

Kim Vidal é um dos selecionados pelo Governo do Estado entre os 229 projetos inscritos na primeira fase do processo seletivo destinado à concessão do Programa Bolsa Esporte. Na ocasião foram aprovados 67, sendo 40 Bolsas de Demanda Social e 27 Bolsas Institucionais (Talento Esportivo). Kim se inscreveu na Bolsa Talento Esportivo.

Nova seleção

No dia 15 deste mês, o Governo do Estado encerrou o prazo para mais 44 vagas do Bolsa Esporte. Mais de 100 projetos foram inscritos e a seleção deverá ser anunciada ainda este mês, segundo informações do coordenador estadual de Esporte, Marcos Pimentel.

Os benefícios do Programa Bolsa Esporte estão distribuídos nas categorias Demanda Social e Talento Esportivo, com valores entre R$ 380 e R$ 2 mil, oferecendo incentivo financeiro e técnico aos atletas e paratletas que residem na Bahia, dando-lhes suporte no treinamento e na participação em competições regionais, nacionais e internacionais. A ajuda mensal é pelo prazo de um ano, sendo renovável por igual período.

A Bolsa Demanda Social é concedida diretamente aos atletas ou paratletas que se destacam no ranking nacional ou internacional. A Institucional é por ato da Comissão do Programa Bolsa Esporte (CPBE), mediante requerimento das federações esportivas, de clubes ou de instituições esportivas. Os treinadores dos atletas e paratletas também serão contemplados com Bolsas de Demanda Social e receberão 10% do valor diretamente do respectivo atleta ou paratleta, podendo acumular gratificações de mais de um atleta ou paratleta beneficiado pelo programa.