Em ação fiscal, conjunta com a Sucom, Sesp, Transalvador, Coelba e Polícia Militar, realizada nesta quinta-feira (21), a Embasa desativou oito lava-jatos que atuavam de maneira clandestina no conjunto Viver Melhor, na Avenida Ogunjá, em frente à Cesta do Povo, em Salvador. A ação teve como finalidade combater fraudes em relação ao recebimento de serviço público e comércio irregular.

A equipe da Embasa foi composta por dois técnicos operacionais, um representante da área comercial, uma assistente social e oito homens, que efetuaram a retirada dos pontos irregulares. A ligação clandestina ocorre quando é feita diretamente na rede distribuidora de água, sem passar por um ramal domiciliar e pelo medidor de consumo (hidrômetro).

A Embasa estima que existam cerca de 850 lava-jatos irregulares em Salvador, que causam um desperdício de água em torno de 51 milhões de litros por mês. Esta quantidade de água seria suficiente para abastecer 5,1 mil famílias de cinco pessoas cada durante o mesmo período.

De acordo com integrantes da equipe de fiscalização, cabe à Embasa a identificação, retirada e regularização das ligações indevidas, ações que, por si só, não resolvem o problema, porque a empresa não tem poder de polícia e os fraudadores, muitas vezes, restabelecem a ligação clandestina. Por isso, a unidade atua em parceria com os órgãos municipais responsáveis pelo ordenamento desses estabelecimentos.