A Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb) apresentou nesta terça-feira (26) o Programa Crescer aos gestores de Recursos Humanos de diversas secretarias e entidades do Estado. Com foco na formação e aprimoramento da administração pública, o programa absorve e amplia a iniciativa implementada em 2010 com o curso ‘Bem-Vindo!’, destinado a novos servidores e estagiários.

O curso, que já formou 14 turmas, num total superior a 320 servidores, destina-se aos servidores recém-ingressos nos quadros do Estado, inclusive àqueles com vínculo temporário. Durante o lançamento do ‘Crescer’, na Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem), em Salvador, o superintendente de Recursos Humanos da Saeb, Adriano Tambone, destacou os objetivos e avanços do programa.

Novas habilidades

“A grande importância é sistematizar os procedimentos na preparação de novos servidores para a atividade pública, oportunizando a eles uma compreensão sobre a estrutura e funcionamento do Estado”, disse Tambone. Ele aponta, na padronização dos conteúdos para todas as secretarias, oportunidades para todos os servidores, não apenas os novatos.

“O Programa vai permitir ao servidor adquirir novas habilidades e facilitar a mobilidade funcional”, destacou o superintendente. Tambone acrescentou também que através da Educação a Distância (EaD) a mesma capacitação poderá ser oferecida em todo o território baiano.

O Programa Crescer amplia a proposta do ‘Bem Vindo!’ ao propor uma formação continuada e plural, enfatizando várias campanhas e programas desenvolvidos no âmbito do Governo Estadual. A coordenadora de Desenvolvimento do Servidor e EaD da Saeb, Laura Protásio, explica que a proposta é permitir ao servidor enxergar o estado como todo e torná-lo multiplicador das ações desenvolvidas na sua comunidade.

Comprometimento

“Esses cursos visam elevar o comprometimento do funcionalismo, além de propiciar ao servidor maior agilidade e eficiência, pois ele passa a saber a quem recorrer e como proceder em variadas situações e áreas de atuação do Estado”, sintetiza Laura. E acrescenta: “não queremos que as coordenadorias de RH se limitem a imprimir folha, queremos que haja envolvimento na formação do servidor”.

Esse envolvimento é o ponto de partida para a implantação dos seminários presenciais, segunda etapa do ‘Crescer’, após o curso ‘Bem Vindo!’. Cada secretaria deve manifestar interesse, por meio dos telefones 3115-5181 ou 3115-5107 e ainda pelo Portal do Servidor -, e disponibilizar uma área, além de liberar os servidores inscritos para assistirem as aulas, lembra Joana Pinheiro, diretora de Valorização e Desenvolvimento de Pessoas.

Cada seminário é realizado em um único dia. Os conteúdos ainda estão sendo formatados, mas incluem sustentabilidade, saúde, gênero e raça, finanças pessoais, previdência, além de programas de referência do Governo Estadual, como o Compromisso Bahia, Trabalho Decente e Pacto pela Vida. Uma vez iniciados os seminários, o próximo passo é levar os conteúdos ao interior do estado, através do EaD.

Para Sílvia Assis, com 30 anos de serviço público e atualmente gerente de EaD da Universidade Corporativa da Secretaria da Fazenda (Sefaz), a iniciativa tem tudo para dar certo. “É uma possibilidade de democratizar muito mais o saber em todo o Estado. A partir desse programa, vamos poder alinhar procedimentos e padronizar os cursos e é ideal que essa ação venha da Saeb, que é quem define as diretrizes para a administração pública”.