Nesta sexta-feira (8), às 9h, a Gamesa inaugura a primeira fábrica de aerogeradores da Bahia, no Polo Industrial de Camaçari (Rua dos Polímeros, s/n). A empresa espanhola, líder mundial em fabricação de aerogeradores, investiu inicialmente R$ 50 milhões na unidade baiana, que vai produzir, nesta primeira etapa, nacelles (motores) com capacidade para 300 MW/ano, um total de 150 unidades/ano. Inicialmente, a Gamesa vai gerar 60 postos de trabalho direto, mas a meta é chegar a 100 empregos em dois anos.

Estarão presentes o governador Jaques Wagner, o secretário da Indústria, Comércio e Mineração, James Correia, o presidente, Jorge Calvet, e o diretor regional Mercosul da Gamesa, Edgard Corrochano, entre outras autoridades e executivos.

O governo da Bahia tem apoiado a implantação de novos empreendimentos de geração de energia, principalmente a partir de fontes renováveis, com destaque para a energia eólica, que promovem a diversificação da matriz energética do estado. Os dois últimos leilões tiveram como resultado para a Bahia 34 projetos de geração eólica, com potência total de mil megawatts, já em instalação.