Os 15 anos do Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) foram comemorados nesta terça-feira (26), na Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), com a presença do governador Jaques Wagner, o secretário da Indústria, Comércio e Mineração, James Correia, o diretor-geral do Ibametro, Eduardo Sampaio, e o presidente do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), João Jornada.

O Ibametro é responsável pela medição e qualidade dos produtos e serviços colocados no mercado, através da metrologia e avaliação de conformidade. Somente em um ano, de acordo com dados do instituto, foram verificados 60 mil balanças comerciais, 16 mil bombas de combustíveis, 9.509 taxímetros, 238 mil produtos que fazem parte da cesta básica, além de 5.348 avaliações de comodidade em ônibus urbanos e interurbanos, entre outros.

O bancário Isau Santos Costa reconhece a importância de se ter um órgão que fiscalize os produtos e equipamentos. Para ele, que tem um carro, fiscalizar a qualidade, por exemplo, das bombas de combustíveis o ajuda a economizar. “Os benefícios que o consumidor passa a ter são significativos. E mais: o posto ganha credibilidade por causa da certificação do Ibametro e Inmetro”.

Dentre as atribuições do Ibametro, estão fiscalização e verificação metrológica de produtos e serviços colocados à disposição no comércio, serviços de calibração, via Laboratório Metrológico de Massa, credenciado pela Rede Brasileira de Calibração, serviços de arqueação de tanques e verificação de caminhões-tanque e certificação de produtos e de sistemas de gestão da qualidade.

Segundo Eduardo Sampaio, o órgão conta com profissionais do mais alto nível de qualificação, com formação multidisciplinar e aperfeiçoamento no Inmetro. Ele afirmou que o instituto investe na inovação de seus equipamentos e nas técnicas utilizadas para as avaliações.

O governador disse que “esse trabalho é muito importante para que a população tenha certeza do que está comprando. E a certificação é uma maneira de obrigar as empresas a prestarem serviços de qualidade”, disse o governador.

Para denunciar algum tipo de irregularidade, a população pode ligar para o Disque Ibametro (0800-071-1888).

Exposição
Como parte das comemorações, o Ibametro conclui nesta terça-feira (26) a exposição interativa Pesos e Medidas no Salvador Shopping. Nela, o público conhece instrumentos e padrões utilizados na metrologia legal brasileira. O objetivo é popularizar o trabalho realizado pelo instituto em todo o estado, na fiscalização e verificação de produtos e serviços junto a empresas do comércio e da indústria, visando à regulação de mercado e evitando prejuízos aos consumidores.

Publicada às 9h55
Atualizada às 13h50