Membros do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência (Coede) e profissionais da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) se reuniram com gestores dos shoppings centers da Bahia para tratar das questões de acessibilidade que melhor atendam os direitos das pessoas com deficiência, dos idosos, dos índios, das lésbicas, dos gays, dos bissexuais, dos travestis e transexuais. O evento aconteceu na última sexta-feira (1º), no prédio da SJCDH.

Durante o encontro, foi debatida a necessidade de construir nos espaços dos shoppings uma campanha que valorize a cidadania e os direitos humanos, atentando-se para a diversidade étnico-racial, de gênero, geracional e de orientação sexual. Assumiram esse compromisso gestores dos shoppings Iguatemi, Barra, Piedade, Paralela, Center Lapa, Salvador Norte Shopping, Salvador Shopping e Boulevard Shopping de Feira de Santana.

O superintendente-geral da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), Edson Piaggio, afirmou que os casos de violação dos direitos dessas pessoas devem ser repensados e respeitados por todos. “Os shoppings são parceiros na construção e efetivação dos direitos das minorias”.

Na ocasião, ficou acertado entre todos os presentes que, em conjunto, vai ser criada uma campanha de diversidade nos shoppings, a fim de trabalhar a conscientização e construção de espaços mais acessíveis e livres de qualquer preconceito que melhor atendam os direitos de todos.