O QUE É: 20 anos da Veracel, entrega de moradias do Minha Casa, Minha Vida e visita a obras.
LOCAL: município de Eunápolis, no território de identidade Extremos Sul, a 644 quilômetros de Salvador.
DATA: 14.07.11 (quinta-feira)
HORÁRIO: 9h

O governador Jaques Wagner viaja nesta quinta-feira (14) para Eunápolis, onde cumpre uma extensa agenda de atividades. Às 9h, Wagner participa das comemorações dos 20 anos da Veracel, na sede da empresa. Logo depois, segue para a entrega de 1,5 mil moradias do programa Minha Casa, Minha Vida, no bairro Itapoan. O governador ainda visita as obras de construção do presídio regional, assina ordens de serviço para implantação de iluminação pública em vias do município e participa da entrega de obras municipais.

Veracel

Durante a visita, o governo e a empresa firmarão um acordo para que parte dos créditos acumulados do Imposto Sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) da companhia seja aplicada em projetos sociais, ambientais ou de desenvolvimento dos municípios em sua área de atuação.

Celulose na Bahia

Em 2011, o setor de papel e celulose assumiu a liderança das exportações baianas, no período de janeiro a junho, passando a responder por 18,5% do total estadual, de acordo com a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).

Dados de 2009 da Associação Brasileira de Celulose e Papel (Bracelpa) apontam que o estado ocupa a segunda posição na produção de pasta de celulose no país e a quarta na fabricação de papel. Ainda segundo dados da associação, em 2009, o setor na Bahia faturou R$ 2,6 bilhões e pagou R$ 79,4 milhões em impostos.

Habitações

As 1,5 mil unidades habitacionais estão distribuídas entre os residenciais Parque da Renovação I, II e III e são destinadas a famílias com renda de até três salários mínimos. Na ocasião, três imóveis mobiliados serão sorteados.

Cada condomínio possui quiosques, praça, parque infantil e campo de futebol, além de acesso pavimentado e com iluminação. Os empreendimentos foram construídos em terreno doado pela prefeitura. O Estado entrou com uma contrapartida de R$ 29,6 mil para realização de obras de infraestrutura. O investimento total foi de R$ 61,31 milhões.

Minha Casa, Minha Vida

A Bahia tentará superar a meta de 200 mil moradias da segunda etapa do programa. Na primeira etapa, em 2010, o governo baiano conseguiu ultrapassar a meta inicial de 80 mil para 101.377 mil unidades habitacionais. Além disso, o estado foi o primeiro a atingir, em oito meses de programa, a cota destinada à faixa de renda de até 3 salários mínimos.

Presídio

Com capacidade para 456 detentos em regime fechado, o conjunto penal deverá ficar pronto no início de 2012. Estão sendo investidos R$ 11,9 milhões na construção, recursos dos governos estadual e federal. Além disso, mais R$ 2,28 milhões estão sendo aplicados na execução do acesso ao presídio.

Iluminação pública

O governo investirá R$ 495,4 mil na implantação de 62 postes e 344 luminárias para expansão da iluminação públicas nos trechos BR-101/Minha Casa Minha Vida/Estrada da Colônia e Estrada Alecrim/Presídio/BR-101/Alegria, totalizando 6,29 quilômetros de vias.