Um trecho de 46,5 quilômetros da BA-120 (Gandu a Ibirataia) e outro de 20 quilômetros da BA-250 (Gandu a Piraí do Norte) serão recuperados pelo Governo do Estado. As estradas, na região sul, são as principais vias de acesso e escoamento de produtos agrícolas dos municípios.

A ordem de serviço para o início da obra foi assinada nesta quinta-feira (28), na cidade de Ibirataia, pelo governador Jaques Wagner, que também autorizou a licitação da obra de recuperação de outros 13 quilômetros da BA-120, que ligam Gongogi à BR-330.

Motorista profissional, Heitor Santana, morador da cidade de Ibirataia, acredita que a reforma trará economia e desenvolvimento para quem vive na região. “Hoje não dá para fazer o trecho com menos de uma hora, mas quando estiver pronto vamos economizar tempo e dinheiro com manutenção”.

Recursos no valor de R$ 25,4 milhões serão investidos em camada dupla de asfalto nas estradas e tratamento com concreto betuminoso usinado a quente, considerado de alta qualidade. Durante o discurso, no ato de assinatura da ordem de serviço, Wagner falou que “uma estrada nova significa mais saúde, com a facilitação do transporte de pacientes, mais educação, com os estudantes podendo fazer faculdades em outras cidades, e mais trabalho, com a produção e a comercialização de produtos mais fácil e segura.”

Ele afirmou que nos primeiros quatro anos de governo foram recuperados mais de quatro mil quilômetros de rodovias, um investimento que chegou a quase R$ 3 bilhões. “A nossa meta é fazer mais quatro mil quilômetros nos próximos quatro anos.”

Barra do Rocha ganha primeira escola estadual de ensino médio

Ainda na região sul, o governador, acompanhado do secretário da Educação, Osvaldo Barreto, entregou à população de Barra do Rocha a escola Antônio Mota Bittencourt, a primeira da rede estadual na cidade. Com capacidade para 720 estudantes, a nova unidade de ensino tem seis salas de aula, biblioteca e laboratório de informática. Antes da construção, os jovens estudavam numa escola municipal, por meio de um convênio entre o Governo do Estado e a prefeitura local.

Para a diretora da unidade, professora Aída Cardoso, “agora os alunos têm um ambiente de primeiro mundo, moderno, bem-equipado e com professores qualificados para atender à comunidade”. A escola oferecerá o ensino médio e o curso de alfabetização para jovens e adultos. Wagner disse que “esse é um presente antecipado do aniversário de 50 anos do município.”

Publicada às 12h10
Atualizada às 23h45