O trabalho desenvolvido no comando da Ouvidoria Geral do Estado da Bahia (OGE) credenciou o ouvidor-geral, Jones Carvalho a assumir a presidência da Associação Nacional de Ouvidores Públicos (ANOP) para um mandato de dois anos.

À frente da OGE-BA desde 2007, Carvalho diz que a ANOP irá potencializar a atuação das ouvidorias em todo Brasil, principalmente na esfera pública. O ouvidor-geral do Estado da Bahia pontua que não existe democracia sem ouvidoria. “Embora ainda seja recente a experiência de Ouvidoria em nosso país, como recente é o retorno à democracia, temos conseguido, cada vez mais, ganhar a confiança e a simpatia de nosso povo e do governador Jaques Wagner que vê resultados na promoção do nosso trabalho. Mas ainda são muitos os desafios enfrentados pelas ouvidorias e é papel da ANOP auxiliar a superá-los”, disse Carvalho, que assumiu a associação no dia 5 deste mês de julho.

A ANOP foi criada no dia 9 de junho de 2005 com o objetivo de reunir e apoiar Ouvidoras e Ouvidores Públicos das três esferas de governo (federal, estadual e municipal), da administração direta e indireta, dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.