As três bases comunitárias de segurança que serão instaladas no Nordeste de Amaralina, em Salvador, começam a funcionar no mês de agosto. A informação foi dada pelo secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, nesta terça-feira (12), durante apresentação do programa Pacto pela Vida aos moradores da região.

As bases vão funcionar no Centro Social Urbano do Nordeste de Amaralina, no Colégio Estadual Dionísio Cerqueira, em Santa Cruz, e na Chapada do Rio Vermelho, em um imóvel locado. No total, 360 policiais militares atuarão nas bases de segurança, treinados com a filosofia de polícia comunitária. Além disso, 14 viaturas auxiliarão no patrulhamento, com o apoio de 20 câmeras.

O secretário afirmou que as três bases comunitárias de segurança são suficientes para atender a demanda do complexo do Nordeste de Amaralina, constituído por um conjunto de quatro bairros (Santa Cruz, Nordeste de Amaralina, Vale das Pedrinhas e Chapada do Rio Vermelho), que juntos possuem uma população estimada em 120 mil pessoas.

Mesmo antes da instalação das bases, a segurança na região foi intensificada no início deste ano, quando uma operação conjunta, deflagrada pelas polícias Militar e Civil, ocupou a região. De acordo com o comandante da 40ª CIPM/Nordeste de Amaralina, tenente-coronel Ivanildo Castro, as ações resultaram na redução de 73% nos índices de homicídios.

Os moradores também começaram a sentir a diferença. Segundo o líder comunitário Gil de Leon, após a ocupação da polícia, que realiza diariamente ronda nos bairros e outras ações conjuntas com a comunidade, os moradores andam com tranquilidade pelas ruas e o comércio funciona durante a noite. “Agora temos paz. Podemos ir a qualquer rua e bairro da região sem medo da ameaça de traficantes. Com a instalação das bases de segurança, temos certeza que outros tipos de ação serão intensificados para dar mais dignidade aos moradores”, disse o líder comunitário.

Além das três bases do Nordeste de Amaralina, está prevista a instalação de mais duas, em Tancredo Neves e Fazenda Coutos. A ideia é que 34 bases sejam implantadas no estado até 2013 – 20 em Salvador e 14 no interior. Quatro bases ficarão em Feira de Santana. Elas serão fixadas em pontos estratégicos e vão abranger uma área de dois quilômetros quadrados.

Pacto pela Vida

Para reduzir os índices de crimes, o programa Pacto pela Vida combina maior eficiência na área da segurança, atuação conjunta de órgãos de diversas esferas de poder na prestação de serviços públicos e colaboração da sociedade, com sugestões e críticas sobre os problemas das comunidades. A instalação das bases comunitárias de segurança pela Polícia Militar e a reestruturação do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) pela Polícia Civil estão entre as ações prioritárias. Articulado com as demais secretarias de Estado, o Pacto pela Vida prevê câmaras setoriais para desenvolver políticas públicas como as de segurança, defesa social, enfrentamento ao crack e atuação do Ministério Público e Poder Judiciário.

Publicada às 10h05
Atualizada às 14h35