Líderes comunitários do Complexo Nordeste de Amaralina, área que engloba ainda os bairros Vale das Pedrinhas e Santa Cruz, reuniram-se com representantes de diversas secretarias estaduais para discutir o processo de construção das ações sociais do programa Pacto pela Vida na área.

No encontro, que aconteceu no Centro Social Urbano (CSU) do bairro, foram discutidas algumas das principais medidas que serão necessárias na região e também foram iniciados os preparativos para a oficina de escuta de toda a comunidade, que acontecerá no dia 06 de agosto.

A reunião foi organizada pela Câmara de Prevenção Social do Pacto pela Vida, que é coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza do Estado da Bahia (Sedes).

Ações sociais

O encontro contou também com a participação de representantes das secretarias estaduais de Promoção da Igualdade (Sepromi), da Segurança Pública (SSP), da Saúde (Sesab), da Educação (SEC), de Relações Institucionais (Serin), Especial da Copa (Secopa), e do Comando da Polícia Militar no Nordeste de Amaralina.

Para a coordenadora estadual do programa Bolsa Família, Luciana Santos, a oficina que acontecerá no dia 06 visa atender a um anseio de trazer a discussão social antes da instalação da base comunitária na região. “Com esse tipo de ação, nós mostramos que o Pacto pela Vida é também um pacto que envolve mobilização social”, acrescenta Luciana.

O programa Pacto pela Vida, lançado em junho pelo governador Jaques Wagner, além de iniciativas voltadas especificamente para segurança pública, também contempla diversas ações na área social. Entre os compromissos para o combate à violência estão a garantia de alimentos para famílias, inserção de jovens em cursos de qualificação profissional, ampliação da oferta de serviços em equipamentos sociais do Estado e ainda a expansão e regionalização do atendimento socioeducativo.