O agente comunitário de saúde, Everaldo Gomes, conhece bem os benefícios decorrentes do saneamento básico adequado e, por isso, viu com alegria a chegada da rede pública de coleta de esgotos à porta da sua residência, na rua Juracy Magalhães Jr., 17, Parque das Amoreiras, em Ponta de Areia, na Ilha de Itaparica.

Ele é um dos quase quatro mil moradores do município beneficiados com a ampliação do serviço de esgotamento sanitário da cidade, um investimento de R$ 9,8 milhões da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), dentro do Programa Água para Todos. Após a conclusão da obra, prevista para o final de agosto, a cobertura do serviço para a população local passará de 51% para 67%.

“Quando recebi o aviso da Embasa para fazer a ligação da minha casa na rede, fiquei muito feliz. Pode parecer pouca coisa, mas num lugar afastado como esse, distante do centro turístico da cidade, é bom ver que as autoridades estão trabalhando para possibilitar que o povo tenha uma vida melhor”, comenta.

Saneamento adequado

Everaldo informa que vem ensinando aos filhos como usar corretamente a rede, evitando jogar nas pias e no sanitário objetos que possam causar o entupimento das tubulações. “Acho que é meu dever como cidadão. Acompanhei as palestras do pessoal do projeto social da Embasa e vejo que é fundamental que os moradores colaborem para que o sistema funcione direito”, disse.

A ampliação do sistema de esgotamento, que deve estar concluída em um mês, representa mais um passo no processo para dotar Itaparica, um dos principais destinos turísticos do estado, de uma infraestrutura de saneamento básico adequada.

A obra inclui a execução de mais de mil ligações domiciliares, 32 quilômetros de tubulação em diâmetros variados, sendo 2,6 quilômetros de linhas de recalque, e duas novas estações elevatórias.

Por extensão, a Embasa dá continuidade ao projeto de despoluição da Baía de Todos-os-Santos, reduzindo, cada vez mais, o lançamento de esgotos sem tratamento em suas águas.

Praia limpa

Morador da casa de número 3 da Avenida Ubaldo Osório, uma das áreas beneficiadas com a ampliação da rede de esgotamento sanitário, Tibúrcio Pereira dos Santos, fotógrafo profissional, é um apaixonado pela ilha de Itaparica.

“Cheguei nessa terra há muitos anos e vejo com satisfação as melhorias que estão acontecendo, principalmente o saneamento básico. Todos os dias de manhã vou a praia para desfrutar desse mar azul e da água limpa… quer melhor?”, comemora.

O fotógrafo, no entanto, lembra que nem sempre foi assim. Recorda que antes da implantação do sistema de esgotamento sanitário, na ilha, todas as praias do balneário eram comprometidas pelo lançamento de esgotos em estado bruto. “Hoje tá uma beleza, todos podem ver aí a água transparente na Marina, na Praia do Forte, sem falar na saúde e na higiene para a comunidade”.

Segundo Luís Carlos Mendes, gerente da Unidade Regional de Santo Antônio de Jesus – agência da Embasa que atende a Itaparica -, a eficiência do tratamento dos efluentes coletados na ilha chega a 90%. Mendes informou que investimentos da ordem de R$ 5 milhões, com projetos em licitação, estão previstos para a continuidade da ampliação do sistema de esgotamento de Itaparica.