O Grupo Especial de Repressão a Roubos em Coletivos (Gerrc), da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR), apurou que os três assaltantes presos por uma guarnição da Polícia Militar (PM), no último sábado (2), fazem parte de uma quadrilha responsável por mais de 30 assaltos a coletivos na região da Avenida Luiz Vianna Filho (Paralela). Edson Santana Mendes, 18 anos, Paulo Ricardo Souza Santos, 23, e Cláudio Freitas do Nascimento, 20, foram flagrados pela Operação Gêmeos (PM) depois de saquearem os passageiros de um ônibus que fazia a linha Portão/Terminal da França.

Segundo o coordenador do Gerrc e titular da DRFR, delegado Nilton Tormes, além dos três assaltantes, apresentados à imprensa na tarde desta segunda-feira (4), a quadrilha teria a participação de outros oito integrantes, que se revezavam nos ataques aos coletivos. Investigadores apuraram que o bando agia sempre no mesmo trecho da Paralela, uma via alternativa (pista local) logo depois do Hipermercado Extra. Os criminosos tomavam os pertences dos passageiros e escapavam pelo matagal ao lado da via. A polícia busca agora identificar e prender os demais integrantes do grupo.

No momento da prisão, os três portavam duas facas tipo peixeira, utilizadas nos assaltos, três relógios, um celular e cerca de R$ 80 em dinheiro, subtraídos dos passageiros do ônibus. As vítimas são aguardadas na delegacia para fazer o reconhecimento dos assaltantes. Eles foram imobilizados pelos passageiros, que acionaram a polícia.

Edson, que tinha passagem pela Delegacia para o Adolescente Infrator (DAI), quando ainda era menor, Paulo, também reincidente na prática de roubos, e Cláudio, sem passagens pela polícia, foram autuados em flagrante por roubo pelo delegado plantonista José Mário da Silva Mota.