As mudanças climáticas que estão acontecendo no planeta têm afetado as atividades humanas, causando apreensão na comunidade científica. É por esse motivo que este ano a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), de 17 a 23 de outubro, em todo o país, tem como tema As Mudanças Climáticas, Desastres Naturais e Prevenção de Riscos.

Na Bahia, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) realiza uma reunião com professores de universidades e coordenadores de escolas públicas e particulares para apresentar as novidades deste ano. O evento será nesta quarta-feira (27), a partir das 8h30, no mezanino da Secti, que fica na Avenida Tancredo Neves, 450, Edifício Suarez Trade – Caminho das Árvores.

A reunião será aberta pelo secretário Paulo Câmera, que vai falar sobre as inovações da SNCT na Bahia. “Pretendemos ampliar o acesso à ciência, com a inclusão do circuito das universidades”, destaca o secretário, lembrando que todos os anos a Secti atua em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia para difundir a ciência na sociedade.

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A ideia é que sejam discutidos, em todo o país, nas instituições de ensino e em eventos públicos, os diversos aspectos e as evidências científicas sobre o impacto das atividades humanas no clima do planeta e as medidas preventivas mais adequadas a serem adotadas em escala local e global.

A SNCT também promoverá atividades em torno do lema “Química para um Mundo Melhor”. A iniciativa atende recomendação da Assembleia Geral das Nações Unidas, que declarou 2011 como o Ano Internacional da Química, com o objetivo de estimular todos os países a realizarem ações para aumentar a consciência coletiva sobre a importância da química e suas contribuições para o bem-estar da humanidade.