Debater questões importantes para o desenvolvimento da atividade no país é o propósito do XIV Seminário de Desenvolvimento da Suinocultura, que começa nesta quarta-feira (3) no Hotel Pestana Bahia. O secretário da agricultura, Eduardo Salles, participa da abertura do evento, que continua até a próxima sexta (5).

‘Em busca de novos mercados’ é o tema do seminário. O encontro faz parte das ações do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS), que objetiva promover e incrementar o hábito de consumo da carne suína, com a organização e desenvolvimento da cadeia produtiva, além de realizar o censo das granjas existentes no estado.

Investimento

A Bahia é o primeiro estado do Nordeste a participar do PNDS. Elaborado pela Secretaria de Agricultura e Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) – juntamente com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Associação Baiana de Suinocultura (ABS) e Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS) -, o projeto prevê investimento de R$ 1 milhão na produção, industrialização e comercialização da carne suína, no período de três anos.

De acordo com o presidente da Associação Baiana de Suinocultura, Marcelo Plácido, a idéia do projeto é, sobretudo, fazer com que a Bahia exporte carne suína para outros estados do Nordeste. O estado produz aproximadamente 2 milhões de cabeças de suínos, conforme dados de 2009.