A escolha do Metrô como modal de transporte para a Copa 2014 em Salvador foi o tema principal do governador Jaques Wagner em seu programa semanal de rádio desta terça-feira (9). Wagner afirma que o intermodal que integra os sistemas da Avenida Paralela até a Rótula do Abacaxi resolve os problemas de trânsito na cidade e melhora o transporte na região metropolitana. “Finalmente estamos ultimando os preparativos para fazer a licitação e começar as obras desse canal de tráfego”, afirma o governador, que deve apresentar com o prefeito João Henrique, até a próxima quinta-feira, o projeto do sistema completo de mobilidade urbana da capital.

As ações para inclusão produtiva de milhares de famílias baianas contempladas pelo programa estadual ‘Vida Melhor-Oportunidade para quem mais precisa’, lançado na sexta-feira passada com a presença da presidente da República, Dilma Rousseff, também ganharam destaque na edição. A iniciativa envolverá recursos da ordem de R$ 3,7 bilhões e beneficiará, até 2015, 400 mil famílias da zona rural e urbana, com projetos de assistência social, microcréditos e financiamentos.

Durante o programa, Jaques Wagner ainda agradece a homenagem recebida das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), quando foi agraciado com a comenda de ‘Sócio Honorário’, pelo apoio ao trabalho social desenvolvido pela entidade, e aproveita para desejar a todos os pais baianos, “uma semana de muita tranquilidade e muito trabalho e um Dia dos Pais (no próximo domingo) de muita alegria com suas famílias”.

Inclusão produtiva

Além de ressaltar os objetivos do ‘Vida Melhor”, Jaques Wagner fala da sua alegria em ter recebido a presidente Dilma Rousseff para o lançamento do programa e também para a entrega de 1.500 unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida a moradores da cidade de Juazeiro, no norte do estado. “É sempre uma alegria receber a presidenta Dilma na Bahia. Ela veio participar do lançamento do programa estadual Vida Melhor, que é o nosso programa de inclusão produtiva”.

Segundo o governador, o ‘Vida Melhor’ trabalhará na zona rural, com atendimento a 280 mil famílias de agricultores familiares, garantindo melhores condições de trabalho, de produção e de comercialização, “com aumento de renda e de melhores condições de vida para todos”. Na zona urbana, o programa contemplará 120 famílias em todo o estado, com projetos de qualificação profissional e de organização da produção destinados a microempreendedores e a empreendedores individuais. “Nossa filosofia é de financiamento para ajudar a essas pessoas melhorar os seus negócios”, afirma.

Wagner diz que a preocupação do governo é garantir mais dignidade e cidadania aos baianos e acrescenta que os outros programas mantidos pelo Governo do Estado, a exemplo do ‘Água para Todos’ e ‘Luz para Todos’, também voltados à melhoria das condições sociais das pessoas e que também contam com o apoio do governo federal, irão continuar. “Vamos continuar a marcha que o Brasil vem vivendo há oito anos, melhorando a vida das pessoas, fortalecendo o nosso mercado interno, colocando a nossa economia em uma situação invejável por outros países do mundo”.

O programa é produzido pela Secretaria de Comunicação Social do Estado da Bahia (Secom), veiculado toda terça-feira, às 7h30, pela Rádio Educadora FM 107,5 MHz e reproduzido por vários veículos de comunicação, além de ficar disponível na página do Conversa e pelo telefone 0800-071-7328.