Começou terça-feira (9) a segunda fase de inscrições para Centros de Treinamento das seleções da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. Os CTs são compostos de hotel e campo de treinamento e concentrarão as 32 seleções de futebol que disputarão o evento.

O processo de escolha tem como objetivo determinar um número mínimo de 64 locais de treinamento que passarão por quatro fases diferentes de seleção. Os locais que não forem selecionados nesta fase poderão se adequar para tentar aprovação nas janelas seguintes.

A definição do catálogo de opções acontecerá no primeiro semestre de 2013. Porém, existe outro fator de peso na escolha: os 32 locais selecionados serão de responsabilidade exclusiva das seleções participantes, sem ingerência da FIFA ou do Comitê Organizador Local (COL).

Nesta fase, a data-limite para que as cidades candidatas enviem suas sugestões de CTs é 16 de setembro de 2011.

Primeira fase

As primeiras avaliações foram entre abril e agosto deste ano, após a primeira fase de inscrições, realizada entre dezembro de 2010 e março de 2011. A terceira e quarta fases de inscrições e avaliações acontecerão em 2012, no primeiro e no segundo semestres, respectivamente.

As acomodações são avaliadas pelo FIFA Accommodation Office (FAO) e os campos de treinamento, pelo COL. São levados em consideração itens como: capacidade mínima de quartos, distância até aeroportos com capacidade de pouso para aeronaves de médio porte, redes de abastecimento de água e eletricidade, possibilidade de realização de conferências de imprensa, o tipo e a drenagem de solo, dentre outros.