Versos de Dorival Caymmi ecoaram no palco instalado no Quadrilátero da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, nos Barris, na noite de quinta-feira (4), na voz da poetisa e atriz Elisa Lucinda. A atriz foi uma das convidadas da noite cultural que marcou a comemoração dos 200 anos da primeira biblioteca pública da América Latina.

A programação teve início no turno da tarde durante evento em que os participantes, entre eles o secretário estadual de Cultura, Albino Rubim, defenderam a idéia de se transformar a Biblioteca Pública do Estado da Bahia numa biblioteca nacional. Além dele, estiveram presentes o diretor da Fundação Pedro Calmon, Ubiratan Castro de Araújo, a diretora do Sistema de Bibliotecas Públicas, Ivanise Tourinho, a diretora da Biblioteca Pública do Estado, Kilma Alves, a presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia da 5ª Região, Lucimar Silva, e a deputada federal Alice Portugal – integrante da Comissão de Educação e Cultura da Câmara Federal.

Também participou, e fez conferência, o doutor em Ciência da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP), professor Luís Augusto Milanesi, criador do Sistema de Bibliotecas Públicas do Estado de São Paulo. De acordo com ele, a biblioteca pode ser um ponto de encontro para debates, conversas e trocas de idéias.

‘Tirando de Letra’

Na atividade dedicada ao projeto “Tirando de Letra’, a relação do livro com a trajetória profissional de pessoas como Jorge Portugal, que iniciou a carreira de professor nas salas da biblioteca dos Barris, esteve no foco da programação. Presente ao evento, o compositor Vevé Calazans disse que, após conhecer a biblioteca, “compor letras ficou mais fácil”.

A escritora Luiza Câmera afirmou que o bicentenário da biblioteca é muito importante para a cultura da Bahia e “fortalece nossa relação com os livros”. Participaram ainda do debate a cantora Marilda Santana e a advogada e sexóloga Jardilina Oliveira, entre outros. Encerrando as comemorações, o grupo ‘Cabeça de Nós Todos’ – integrado por Leornado Reis, Fabio Alcântara, Peu Meurray, Larissa Luz, Magary Lord e Saulo Fernandes – apresentou um show.