Criada no bairro do Costa Azul, em 1997, a Biblioteca Pública Thales de Azevedo, se prepara para completar 15 anos, em março de 2012, com reformas que visam proporcionar comodidade e conforto aos frequentadores, além de acessibilidade para pessoas com necessidades especiais. Em razão disso, parte de sua programação de eventos acontecerá, já a partir desta semana, em outros espaços como o Colégio Estadual Thales de Azevedo (ao lado da biblioteca), o Colégio Estadual Tobias Neto e a Paróquia Santa Rosa de Lima, todos no mesmo bairro.

Os serviços de empréstimos de livros, estudos e pesquisas continuarão disponíveis na própria unidade que fica aberta de segunda a sábado. Até o final de novembro, as atividades deverão voltar ao normal. A biblioteca funciona na Rua Adelaide Fernandes da Costa, no Costa Azul, em Salvador, de segunda a sexta, das 8h às 18h, e no sábado, das 8h30 às 13h – telefones (71) 3116-5895/5891.

Eventos programados

Nesta sexta-feira (2), às 9h, a biblioteca apresentará, no Colégio Estadual Tobias Neto, o teatro de bonecos intitulado ‘Curupira contra o Inimigo da Natureza’, dirigido por Maurício Santil. O espetáculo enfatiza a importância da valorização das florestas brasileiras e o respeito ao meio ambiente, diante do aquecimento global.

Nos dias 12 e 14, das 14 às 16h, a biblioteca realizará, no Colégio Thales de Azevedo, o curso ‘Capitaneando destinos: Jorge Amado e seus Capitães da Areia’, ministrado pela professora de Literatura do Ensino Médio, Marcela Soares. Durante o curso será exibido o documentário ‘Jorge Amado’, de João Moreira Salles.

Ainda no dia 12, às 14h, a biblioteca promove a palestra ‘Etapas da vida – Processo do envelhecimento’, na Paróquia Santa Rosa de Lima (Rua Dr. Raimundo Magaldi, nº 434 Costa Azul). A palestrante é a professora Tereza Cristina Rodrigues de Freitas, assistente social e especialista em gerontologia social.

Acervo

Com o acervo de aproximadamente 30 mil títulos, a biblioteca atende a comunidade, que pode consultar uma variedade de livros, periódicos, jornais e revistas, por meio de empréstimo ou pesquisa no local, como informa a diretora da unidade, Conceição Andrade. Também dispõe de raro acervo de literatura infantil em braille para crianças com necessidades especiais. Outra ação é a parceria com o Consulado Americano, que disponibiliza livros, revistas e material audiovisual em inglês.