Nesta quinta-feira (25), às 15h, a Casa Afrânio Peixoto, no município de Lençóis, na Chapada Diamantina, inicia as comemorações do centenário de Jorge Amado, com palestra do professor Gildeci de Oliveira Leite, diretor do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologia da Universidade do Estado da Bahia (Uneb/Seabra). Ele vai falar sobre a obra do escritor, ‘da ancestralidade à representação dos orixás’.

O evento integra a programação da Fundação Pedro Calmon, autarquia da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), nas bibliotecas públicas do Estado da Bahia para marcar o centenário de Jorge Amado, até agosto de 2012. Por meio do projeto ‘A presença de Jorge, o Amado, nas bibliotecas’, as unidades apresentaram uma exposição especial das obras e personagens como os clássicos ‘Tieta do Agreste’, ‘Tenda dos Milagres’, ‘Seara Vermelha’, ‘Teresa Batista Cansada de Guerra’, ‘Mar Morto’ e ‘Capitães da Areia’, entre outros.

Lançamento

No próximo sábado (27), às 18h30, será lançado, na Casa, o livreto ‘Outras coisas vou falar’, de autoria do poeta lençoense Antonio Carlos da Silva. O evento é uma realização do Museu-Vivo Dona Bila (fundado em 15 de junho de 2005 e mantido por Joana Berends), que atua com a história oral do município.