O Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac), autarquia da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), discute neste sábado (27), na cidade de Serrinha, a 173 quilômetros de Salvador, a importância da preservação do patrimônio artístico, histórico e cultural na Bahia.

A palestra do diretor do órgão, Frederico Mendonça, integra a programação do 3º Seminário Regional de Cultura, que acontece no salão principal da Filarmônica 30 de Junho, com o tema ‘Patrimônio Histórico e Cultural: a memória do nosso lugar’.

O evento é promovido pelo Núcleo de Arte Comunicação e Cultura nas Comunidades (Nacom) e a Sociedade Recreativa e Cultural Filarmônica, reunindo representantes municipais, estaduais, organizações não-governamentais e sociedade em geral. Durante todo o dia serão promovidos debates, palestras, mesas-redondas, apresentações culturais e levantamento de propostas para a melhoria do acesso e valorização cultural da cidade.

Na pauta dos debates, o projeto de lei que institui os procedimentos de tombamento e registro para a proteção ao patrimônio histórico cultural de Serrinha, com vistas ao Território do Sisal, que está em fase de elaboração pelo município, com o apoio do Ipac.