Roseli Amado, doutora em Mídia e Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e Adriana Araújo, mestranda em Poéticas Visuais na Universidade Federal da Bahia (Ufba), farão duas palestras sobre as poéticas contemporâneas no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), no Solar do Unhão (Avenida Contorno), em Salvador.

O primeiro encontro, denominado ‘Poéticas Contemporâneas na Sala de Aula’, ocorre nesta sexta-feira (26), a partir das 14h, e a segunda palestra, no próximo dia 31, a partir das 9h, e abordará o tema ‘Poéticas Contemporâneas nos Espaços de aprendizagens: Hibridismos’. Os dois eventos acontecerão na Galeria Subsolo do museu.

Propondo novas maneiras de se trabalhar com a arte na sala de aula e em outros lugares de aprendizagem, Roseli e Adriana esperam reduzir, em conjunto com os educadores presentes, o distanciamento que existe entre as comunidades da região com a arte contemporânea.

De acordo com as educadoras, levando em consideração as técnicas de trabalhos artísticos, devem aparecer inúmeras possibilidades de aprendizagem e de desenvolvimento de projetos ligados à realidade local. As ações se relacionam às exposições Letícia Parente e Conto um conto, aumento um ponto (série O Mundo de Alessa), em cartaz no MAM até o dia 04 de setembro.

No primeiro encontro, a imagem em movimento e o uso do corpo na arte entrarão em pauta, devido ao trabalho pioneiro de Letícia Parente na videoarte brasileira. No segundo dia, será discutida a ligação entre materiais e elementos usados nos trabalhos da artista carioca Alessandra Vaghi.