O Memorial Adonias Filho foi inaugurado nesta terça-feira (2) na cidade de Itajuípe, a 425 quilômetros de Salvador. O espaço faz parte do programa de editais desenvolvido pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), autarquia da Secretaria de Cultura (Secult), desde 2008. O objetivo é preservar, dinamizar e difundir acervos pertencentes a instituições ligadas a museus da iniciativa privada, comunitária e pública.

Além dos museus, os editais do Ipac apoiam a preservação do patrimônio edificado baiano em ações de educação patrimonial. De 2008 a 2010, o instituto investiu, via Fundo de Cultura, mais de R$ 2 milhões, beneficiando dezenas de municípios com 72 projetos em andamento.

O proponente do Memorial Adonias Filho foi a Associação Brasileira de Apoio aos Recursos Ambientais (Abara), em parceria com a Prefeitura Municipal de Itajuípe (BA). De acordo com Silmara Oliveira, que elaborou o projeto, o memorial abriga exemplares da produção, títulos e homenagens prestadas ao autor baiano, que foi jornalista, crítico literário e escritor.

Registros de memória, textos acadêmicos e fotografias

Atividades educativas, restauração e conservação do acervo cedido pela família de Adonias, novos registros de memória, textos acadêmicos, fotografias e audiovisuais complementam o acervo. Foi criado ainda o site www.adoniasfilho.com.br para compartilhar e trocar informações sobre Adonias.

“Os editais permitem que a sociedade civil participe efetivamente das políticas públicas, garantindo ferramentas transparentes e democráticas na distribuição de recursos estaduais para as ações culturais”, explica o coordenador de Editais do Ipac, Layno Pedra.

O projeto contemplou a abertura, proteção e promoção da memória de Adonias em Itajuípe, cidade onde ele nasceu. O espaço fica aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (73) 3238-1137, 9929-5897 e no endereço silmaraoliveira@gmail.com. As informações referentes aos editais estão disponíveis pelos telefones (71) 3117-6491 e 3117-6492 ou email astec.ipac@gmail.com.