Esta semana (8 a 12) será movimentada para o segmento cultural em Salvador. Nesta segunda-feira (8) têm início os debates do XI Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais. São várias atividades nos Pavilhões de Aulas da Universidade Federal da Bahia (Ufba), em Ondina. Veja a programação completa.

Na terça (9), o Museu de Arte Moderna (MAM) inicia o ‘Ciclo sobre História da Arte’, com palestras gratuitas até novembro. Os encontros acontecem sempre às terças-feiras, das 15 às 17h, no Cinema do MAM, na Avenida Contorno. A abertura do ciclo está prevista para as 14h30 (inscrições pelo email educativomam@gmail.com e mais informações pelos telefones (71) 3117-6141 / 6143.

No mesmo dia, o presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Luiz Fernando de Almeida, participa do Fórum de Políticas Culturais, promovido pela Secretaria de Cultura (Secult). Às 19h, na Sala do Coro do Teatro Castro Alves (TCA), ele fala sobre ‘Políticas Culturais do Iphan: Patrimônio, Desenvolvimento e Cidadania’. A entrada é gratuita.

Homenagem a Jorge Amado

Para a quarta (10), está reservada a homenagem a Jorge Amado, que completaria nesse dia 99 anos. Às 10h30, a Fundação Casa de Jorge Amado, no Pelourinho, anuncia uma série de ações que irá marcar a celebração dos 25 anos da instituição e a comemoração do centenário de nascimento do escritor, em 2012.

No mesmo dia à noite, o projeto ‘Conversas Plugadas’, em edição especial, traz a Salvador Mia Couto, autor moçambicano. Às 20h, na Sala Principal do TCA, ele faz palestra sobre ‘Um Mar Vivo: Como Jorge é Amado em África’. Para participar é preciso retirar os ingressos na bilheteria do teatro. A entrada é gratuita, mas está sujeita à lotação do teatro.

Ainda nessa noite, a partir das 18h30, no Foyer do TCA, acontece a abertura da exposição ‘100 + 100’, composta pelas ilustrações que Carybé fez para a obra de Jorge Amado. O artista plástico argentino radicado na Bahia, amigo e parceiro do escritor, estaria comemorando 100 anos em 2011. Para fechar a semana, na sexta-feira (12), às 11h, na Casa 12 do Pelourinho, acontece o lançamento do Centro de Culturas Identitárias.