Mais de 470 representantes de 123 municípios, entre eles 96 adolescentes, participaram do 4º ciclo de Capacitação do ‘Selo Unicef Município Aprovado – Edição 2009 /2012’, onde foram discutidas propostas de políticas públicas para a infância e a adolescência do Semiárido baiano.

Os encontros, promovidos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em parceria com a Secretaria Estadual para Assuntos Internacionais e da Agenda Bahia (Serinter), através do Comitê Estadual do Pacto Um Mundo para a Criança e o Adolescente do Semiárido, aconteceram em quatro polos: Juazeiro, Barreiras, Vitória da Conquista e Feira de Santana.

Em Juazeiro, nos dias nos dias 6 e 7 de julho, reuniram-se 70 representantes de 18 municípios. No dia 14, em Barreiras, compareceram 94 pessoas de 22 municípios. Vitória da Conquista, no dia 20, contou com 110 participantes de 28 municípios. O encerramento, em Feira de Santana, nos dias 26 e 27, reuniu 199 pessoas de 55 municípios.

O secretário para Assuntos Internacionais e da Agenda Bahia, Fernando Schmidt, ressaltou o empenho do governo do Estado, através das secretarias, para alcançar os objetivos do milênio, estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2000, em especial no que diz respeito à erradicação da fome e da miséria, garantia da educação básica para todos e redução da mortalidade infantil.

Comitê Gestor Estadual

A Bahia vem trabalhando na articulação e integração de ações e políticas, promovendo o intercâmbio técnico entre as secretarias e apoiando o fortalecimento de atores sociais estratégicos e de políticas municipais. O resultado desse trabalho se reflete na avaliação feita pelo Unicef, segundo a qual, a Bahia melhorou em 10 dos 14 indicadores pactuados. Dentre os principais avanços, destaca-se a diminuição da taxa de mortalidade infantil no Semiárido baiano.

Ferramentas

Em todos os encontros foram realizadas duas oficinas, uma sobre estratégias de promoção do desenvolvimento infantil, e a outra sobre o direito à comunicação e a participação de adolescentes na discussão das políticas públicas. Os representantes de todos os municípios receberam publicações técnicas discutidas nas oficinas, para aprimorar as metodologias de implementação das políticas públicas municipais.