O QUE É: lançamento do programa “É Bom Saber”
LOCAL: Escola Parque, Caixa d’Água
DATA: 24.07.11 (quarta-feira)
HORÁRIO: 9h30

O projeto estadual Universidade para Todos, que oferece curso pré-vestibular gratuito para alunos e egressos da rede pública de ensino, contará com um reforço: o programa de televisão “É Bom Saber”, que será lançado nesta quarta-feira (24), às 9h30, na Escola Parque, bairro de Caixa d’Água. Na ocasião, o governador Jaques Wagner será entrevistado pelo professor e apresentador do programa, Jorge Portugal.

Fruto da parceria entre as secretarias estaduais de Comunicação e Educação, o “É Bom Saber” estreia na TVE, na próxima segunda-feira (29), com a proposta de ampliar o conhecimento dos jovens baianos por meio de conteúdos interdisciplinares, tecnologia e interatividade. Com 30 minutos de duração, irá ao ar diariamente, às 8h30 e 18h30.

O programa contará com conteúdos atualizados por professores de cursinhos pré-vestibulares. Desta forma, pretende contribuir para o acesso às vagas de ensino superior, focando nas áreas da matriz de referência para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para reforçar a aprendizagem dos estudantes, os conteúdos transmitidos serão disponibilizados no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br).

Quadros do É Bom Saber:

• Tá na mídia, tá na prova: destaca notícias que estiveram na mídia durante os últimos dias. Estes conteúdos podem ser cobrados no Enem.
• Na Base: aula gravada de forma ilustrada e descontraída sobre um ponto específico do programa.
• Interaula: abordagem interdisciplinar de um tema, feita por dois ou três professores, correspondendo à proposta do Enem.
• A Dúvida que Pintou: esquete teatral com dois personagens caracterizados de estudantes. O conteúdo da conversa é o assunto tratado na última aula, na matéria exposta na interaula.
• A Palavra é Show!: gravado em estúdio, no qual um texto é apresentado por um ator ou cantor e, em seguida, analisado por Jorge Portugal.

Universidade para Todos

O projeto, coordenado pela SEC e executado em parceria com as quatro universidades estaduais (Uesc, Uefs, Uesb e Uneb) e a Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), este ano ampliou o número de vagas em 44%, beneficiando mais de 35 mil alunos, de 146 municípios.

As aulas acontecem dentro das unidades escolares. Para concorrer a uma vaga, o estudante deve estar regularmente matriculado no 3º ano do ensino médio e ter cursado da 5ª série do ensino fundamental ao 2º ano do ensino médio em escola pública. No caso de egressos da rede pública de ensino, o interessado deverá ter cursado da 5ª série do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio em escolas estaduais ou municipais.