O QUE É: abertura do II Encontro de Educação Profissional da Bahia e I Feira de Ciência e Tecnologias Sociais da Educação Profissional da Bahia
LOCAL: Centro de Convenções da Bahia (Av. Simon Bolívar, Jardim Armação)
DATA: 29.08.11 (segunda-feira)
HORÁRIO: 9h

Nesta segunda-feira (29), às 9h, no Centro de Convenções da Bahia, têm início o II Encontro de Educação Profissional da Bahia e a I Feira de Ciência e Tecnologias Sociais da Educação Profissional da Bahia, que apresentarão um panorama da política pública da educação profissional no Estado. O governador Jaques Wagner estará presente na abertura dos eventos, que devem reunir mais de mil pessoas entre 29 e 31 de agosto.

Durante a Feira, aberta ao público, serão oferecidos aos participantes serviços médicos e de orientação profissional. Nos estandes serão expostos trabalhos dos Centros Estaduais e Territoriais de Educação Profissional e unidades de ensino médio que ofertam cursos técnicos ou cursos do Programa Trilha. A evento terá ainda estandes de instituições parceiras, a exemplo do Sinebahia e da Escola Técnica de Dança da Fundação Cultural da Bahia, além de apresentações culturais realizadas pelos próprios estudantes da Educação Profissional da Bahia.

Já o II Encontro de Educação Profissional reunirá gestores escolares, professores, estudantes, representantes da sociedade civil, gestores públicos dos Estados brasileiros, do Instituto Federal da Bahia (Ifba) e do IFBaiano. Entre os objetivos do encontro, está a visibilidade das ações e práticas educativas da educação profissional da rede estadual e discutir o aprimoramento e expansão destas ações. O evento também será preparatório para o Fórum Mundial de Educação Profissional.

Educação Profissional na Bahia

Atualmente, a rede estadual de educação profissional conta com 48.818 mil estudantes matriculados, e a meta é chegar a 2014 com a oferta de 84 mil vagas. O Governo da Bahia assumiu a Educação Profissional como uma política pública prioritária de Estado e vem investindo na formação de jovens e trabalhadores. Desde 2008, ano de implantação do plano, a oferta avançou de 4 mil para 48.818 mil vagas, de 23 para 105 municípios, distribuídos em todos os 26 Territórios de Identidade. Além da implantação de 46 Centros Territoriais e Estaduais de Educação Profissional e 140 unidades escolares que ofertam Educação Profissional. Considerando o Programa Trilha, chegamos a 125 municípios. No total, são 72 cursos distribuídos em 11 eixos tecnológicos, nas diversas formas de articulação.